FÓRUM ITINERANTE DO LEITE: GRANDE PÚBLICO COMPARECEU PARA DISCUTIR OS DESAFIOS DA MÃO DE OBRA NA ATIVIDADE LEITEIRA

O ginásio do Instituto Federal Farroupilha lotou nesta terça-feira (26) em Santa Rosa, ao receber os painéis técnicos do 6º Fórum Itinerante do Leite. Técnicos, lideranças, agricultores, empresários e estudantes participaram do evento que teve como tema central os desafios da mão de obra na atividade leiteira.

Manter as novas gerações no campo e garantir a sucessão nos tambos gaúchos passa por uma gestão profissional, com definição de atribuições, metas e, inclusive, de pró-labore para os integrantes da família. A posição foi defendida pelo presidente do Sindilat, Alexandre Guerra. Segundo Guerra, não há mais espaço para amadorismo na atividade. “Os produtores hoje são gestores de seu próprio negócio.” Otimista, Guerra disse que há amplo potencial para crescimento do setor lácteo a ser desenvolvido pelos jovens no mercado interno e externo.

A médica veterinária e produtora de leite de Tuparendi Mariane Moz relatou a experiência de sua família na busca por conhecimento e investimento na atividade leiteira para garantir a sucessão familiar. Por fim, a gestora financeira e produtora de leite de Tuparendi Marjori Ghellar abordou a terceirização de atividades e a cooperação entre produtores para viabilizar a produção de leite, apresentando o caso da Cooperativa de Produtores Cooperlat.

Fonte: Jardine Agência de Com. | Donato Heinen
Fotos: Clovis Medeiros